Sagração é o novo álbum do cantor e compositor mineiro Chico Lobo, em parceria com o poeta Wander Lourenço e com os músicos Sérgio Rabello (violoncelo) e Leíse Renhe (violino). O trabalho traz uma rica linguagem musical, com texturas instrumentais em canções que exploram temas como o amor, a religiosidade e a força da trilha dos sertões e veredas de Minas Gerais, com inspiração em Guimarães Rosa. A apresentação será no dia 29 de agosto, quinta-feira, às 19 horas, no Memorial Minas Gerais Vale. O evento integra o projeto Gerais Cultura de Minas. A entrada é gratuita, sujeita a lotação, com retirada de senhas uma hora antes do evento. O Memorial Vale fica na Praça da Liberidade 640, esquina com Gonçalves Dias.
Sagração
O disco – que tem distribuição nacional pela produtora e gravadora Kuarup – conta com as participações especiais do tenor João Di Souza, do músico e cantor Sérgio Santos e das cantoras Simone Guimarães, Bruna Morais e Mariana Nunes.
Quando chegou ao violeiro Chico Lobo a poesia de Wander Lourenço, ele se encantou de tal modo com a riqueza da linguagem de um Brasil profundo que decidiu transformar as letras e poemas em canção, como se trilhasse as veredas, os cerrados, os chapadões e os igarapés dos sertões das Minas Gerais.
O projeto inspirado no escritor Guimarães Rosa descortina o estado mineiro em uma representação artística que faz a ponte entre o acadêmico e o erudito nos instrumentos de orquestra misturados à riqueza das culturas populares e dos registros dos cantadores através do som típico da viola transformado em música de raiz.
Em Sagração, a cantoria e a viola caipira de Chico Lobo formam um córrego de timbres e gorjeios que se abarrancam como uma embarcação do Rio São Francisco aos poemas de Wander Lourenço, em cerimonial de hóstia e comunhão com instrumentos de maneira a embalsamar o instante de encantamento.
Repertório:
1- Sagração
2 – Casinha Caiada
3- Ofertório
4- Lua Negra
5- Rosário de Rosas
6- Soneto Caipira
7- Cada Estrela É Uma Aldeia De Minas
8- Pacto de Violeiro
9- Desoração
10- Gerais de Minas
*Todas as músicas são de Chico Lobo e Wander Lourenço
Chico Lobo
Nasceu na cidade mineira de São João Del Rei. Foi agraciado com o Prêmio Profissionais da Música como Melhor Artista Raiz Regional Brasileira, três vezes. E com o Título de Honra ao Mérito por valorosa contribuição à sociedade e cultura, através de seu Instituto aberto em 2013 em sua cidade natal. Lançou mais de 25 CDs. Tem dois DVDs e um livro. Há 12 anos mantém parceria com vários eventos como a Mostra Internacional de Violas D’arame junto a Portugal. É gravado por artistas como Maria Bethânia, Banda de Pau e Corda, divide o palco com Renato Teixeira, Zé Geraldo, Quinteto Violado, Zé Alexandre. Hoje é considerado um dos mais ativos violeiros no processo de popularização e divulgação da cultura brasileira.
Sobre Wander Lourenço
O poeta, dramaturgo, professor, ensaísta e escritor Wander Lourenço é graduado em Letras (1994). Pós-doutorado em Estudos Comparatistas da Universidade Clássica de Lisboa, em 2013 e 2014. Tem Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense em 2006, Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal Fluminense, em 2001 e especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Federal Fluminense, em 1996. Autor dos livros O Dramaturgo Virgem (2005); Com Licença, Senhoritas (2006); Iniciação à Análise Textual (2006); Literatura e Poder – Org. Lucia Helena e Anélia Pietrani (2006); O Enigma Diadorim (2007); Solar das Almas e Outras Peças (2008), Eu, psicógrafo? Teatro (2011), Antologia Teatral (2013), As Aventuras da Bruxinha Lelé (2014), A Lenda do Sabiá-Pererê (2018) e Dramatologia (2018).
Chico Lobo faz show “Sagração” no Memorial Vale
Data: 29 de agosto de 2019, quinta-feira.
Horário: 19h00.
Local: Memorial Vale – Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias.
Entrada gratuita, com retirada de senhas uma hora antes do evento.
Fonte: Luz Comunicação.