Ícone do site BH em Detalhes

Minha experiência com a HomeExchange

Aqui, no BH em Detalhes, você encontra diversas dicas sobre o que fazer em Belo Horizonte e região. Mas, você sabia que a sua casa, seja em BH ou em qualquer lugar do mundo, pode te fazer viajar mais e garantir hospedagens ilimitadas? Foi através da HomeExchange que eu ampliei minhas possibilidades e mudei minha forma de viajar. 

O que é a HomeExchange?

Em resumo, a HomeExchange é uma plataforma para facilitar a troca de casas e apartamentos entre viajantes ao redor do mundo, com conforto e segurança e sem qualquer transação financeira entre anfitriões e hóspedes. Além disso, representa a maior e mais confiável comunidade de troca de casas, oferecendo oportunidades de férias acessíveis e sustentáveis. Saiba mais aqui.

HomeExchange (Crédito: Divulgação)

Para fazer da HomeExchange é necessário cadastrar a sua residência (própria ou alugada) e pagar a taxa de filiação anual. No primeiro ano o valor é de R$750,00 e nos anos seguintes é R$600,00.

As trocas de casas podem ser realizadas de duas maneiras. Isto é, Trocas Recíprocas e Trocas por GuestPoints, uma moeda virtual que os membros ganham após completarem todo o cadastro ou participarem de ações promocionais da plataforma. Nas Trocas Recíprocas ambos os membros ocupam as posições de hóspedes e anfitriões e as trocas podem ser acordadas para as mesmas datas ou não. Por outro lado, nas Trocas por GuestPoints, o hóspede transfere seus pontos para o anfitrião, como forma de pagamento pela hospedagem.  

Quem é a HomeExchange?

Minha experiência com a HomeExchange fora do Brasil 

Por muitos anos meu marido e eu desejamos conhecer a Holanda, principalmente durante a temporada de tulipas na primavera e para as comemorações do King’s Day, o aniversário do rei. As opções de hospedagens em Amsterdã geralmente já são apontadas entre as mais caras da Europa e, neste período em que estávamos pretendendo viajar, é considerado alta temporada no país. 

Em abril de 2024 fizemos uma viagem de 21 dias pela Europa, passando por Paris, Bruxelas, Bruges, Roterdã e Amsterdã. Para economizar nas hospedagens da Holanda, resolvemos testar a HomeExchenge e nos hospedamos gratuitamente por 2 dias em Roterdã e 7 dias em Amsterdã, usando GuestPoints.

Moinho nos campos de tulipas

Todas as conversas e orientações com os anfitriões foram online, tanto antecipadamente quanto durante a hospedagem. Nós não nos encontramos pessoalmente com nenhum deles, pois também estavam em viagem de férias para outros destinos. Durante estes períodos, usamos e cuidamos dos apartamentos deles como se fossem o nosso. 

Além da economia na hospedagem, tivemos mais espaço e conforto para acomodar nossas bagagens, usamos as cozinhas para o preparo de algumas refeições e conhecemos as cidades recebendo dicas personalizadas dos moradores locais. 

Com o valor economizado, nos hospedamos por um período mais longo na Holanda e investimos em experiências incríveis no país. Só para exemplificar, pudemos assistir a Flower Parade (parada das flores), visitar um campo de tulipas, fazer um tour na cervejaria La Trappe Trapist, conhecer o Keukenhof, participar do King’s Day (Dia do Rei), fazer um walking tour pelo bairro judeu onde viveu Anne Frank, entrar na Kijk-Kubus (Museu da Casa Cubo), visitar os moinhos de Zaanse Schans, fazer o tour da Heineken Experience e ver obras de arte renomadas nos museus Rijksmuseum e Van Gogh Museum.

Flower Parade
Keukenhof
Campo de tulipas em Hillegon

Hospitalidade e generosidade 

Antes de mais nada, a HomeExchange é uma troca de hospitalidade baseada na generosidade. Como anfitriões, abrimos as portas de nossas casas; como hóspedes, somos recebidos com a mesma acolhida calorosa que se dá a amigos ou familiares. Uma troca de casas é, acima de tudo, uma troca humana, um momento para estabelecer conexões e criar laços. Receber com carinho, compartilhar, confiar e respeitar são princípios fundamentais da HomeExchange.

Em ambos os apartamentos, nos receberam com roupas de cama e banho limpas. Nosso anfitrião de Amsterdã nos presenteou com vinho, cervejas e autorizou o consumo de qualquer item que desejássemos, da geladeira. Ele também deixou a bicicleta dele à nossa disposição, caso quiséssemos explorar a cidade da forma mais tradicional.

Canais de Amsterdã

Para agradecer as hospedagens, nós levamos algumas lembranças do Brasil, principalmente de Minas Gerais, juntamente com um cartão, a fim de presenteá-los e apresentá-los o que o nosso estado tem de melhor: gastronomia e receptividade!  Assim, selecionamos algumas marcas de cerveja, doce de leite, cachaça e café para representar nosso país.

Lembranças do Brasil para os anfitriões

Veja as opiniões dos nossos anfitriões sobre os presentes: 

Avaliações dos anfitriões

Minha experiência com a HomeExchange no Brasil 

Nosso apartamento está disponível na plataforma tanto para hospedagens com o uso exclusivo do local, quanto para apenas o quarto privativo, com suíte. Veja o anúncio aqui. Já recebemos algumas solicitações de hospedagens, mas, por incompatibilidade de datas, não pudemos confirmar as reservas.

Entretanto, recentemente participei de uma ação promocional da HomeExchange e, em breve, iremos fazer uma Troca de Casas Recíproca com um casal de Curitiba. Estamos empolgados não apenas para mais esta viagem, mas também com a oportunidade de assumirmos a posição de anfitriões. 

Nosso apartamento em BH

Dados importantes para o mercado brasileiro

Potencial de Belo Horizonte na HomeExchange 

Nos últimos anos, Minas Gerais tem aumentado seus atrativos turísticos e recebido visitantes em busca de atividades culturais, explorar a gastronomia mineira ou empreendedorismo.

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport) teve um crescimento de 27% na movimentação de passageiros em 2024, comparado ao ano anterior. Além disso, o aeroporto é um dos hubs da Azul, com voos diretos para destinos nacionais e internacionais. 

Desde 2019 Belo Horizonte conquistou o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco, e aqui há diversas opções de restaurantes, bares e mercados para experimentar a nossa culinária. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, o Carnaval de Minas Gerais em 2025 se consolida como um fenômeno de alcance nacional e internacional, com equilíbrio entre a folia na capital, a expansão do Carnaval no interior e o crescimento expressivo da chegada de turistas de outros estados e países. A ocupação hoteleira superou 90% em todas as regiões turísticas do estado, chegando a 100% em diversos destinos.

Grandes turnês internacionais fizeram apresentações em BH, como Paul McCartney, KISS, Metallica e Bruno Mars, por exemplo, e outras estão por vir. Essa é uma uma possibilidade para o público assistir a shows internacionais na região sudeste, fora do eixo Rio-São Paulo.

Para o turismo de negócios, Belo Horizonte é palco de alguns eventos, como o Minas Trend Preview e o Fire

Por fim, pesquisas apontam que Minas Gerais está entre os destinos mais acolhedores do mundo, como a Premiação Traveller Review Awards (2021), divulgada pela Booking.com. Assim, isso mostra que a boa receptividade, um dos princípios da HomeExchange, já faz parte da identidade dos mineiros.   


Sair da versão mobile