OCEANVS – Imersão em Azul

A imensidão e os mistérios de um oceano profundo convidam para um mergulho na arte digital. Isto é, em sua nova exposição, a Casa Fiat de Cultura apresenta projeções artísticas em 3D, capazes de provocar os sentidos em uma experiência sensorial que simula o fundo do mar. “OCEANVS – Imersão em Azul na Casa Fiat de Cultura” é um convite à imersão no elemento mais abundante em nosso planeta, ou seja, a água. Com curadoria de Antonio Curti e direção criativa de Felipe Sztutman, a mostra revela uma obra nativamente digital e autoral desenvolvida pelo coletivo AYA. A exposição fica em cartaz até 19 de novembro de 2023, com entrada gratuita.  

oceanvs-imersao-em-azul
OCEANVS – Imersão em Azul na Casa Fiat de Cultura

Com a exposição, a Casa Fiat de Cultura, uma vez mais aponta para o futuro ao colocar luz sobre o cenário artístico contemporâneo, suas transformações e seus novos formatos. Para o presidente da instituição, Massimo Cavallo, esta é uma forma de proporcionar ao público a oportunidade de vivenciar uma linguagem ainda jovem e plena de possibilidades. 

Ao invés de ocupar o lugar de apenas contemplador, em “OCEANVS – Imersão em Azul” o público fica imerso na obra e se coloca dentro dela. De acordo com Antonio Curti, curador da exposição, a arte digital dialoga com o que, atualmente, mais prende a atenção das pessoas: a tecnologia, acessando pessoas de todas as idades. 

oceanvs-imersao-em-azul
Ambiente interno

 

A exposição “OCEANVS – Imersão em Azul”

A mostra convida o público a ingressar em uma experiência audiovisual em dois ambientes de projeção, divididos em oito atos: prelúdio, horizonte, mergulho, submersão, tempestade, seca, caos e vida. O primeiro ambiente é interativo e conta com projeção apenas no piso, servindo, como explica o curador, “para ‘resetar’ a mente do visitante, uma alternativa para prepará-lo para a experiência que será vivenciada em seguida”. A segunda sala é uma imersão 360° onde estão projeções em todas as paredes e no piso. “Preparamos a galeria de forma que o público encontre a introdução e, então, a arte final”, completa Curti.  

O conteúdo desta obra digital é transmitido em loop, em resolução 8K, e é repleto de mergulhos que conduzem o público por uma jornada etérea que simula a imensidão do oceano. Cor, luz, sombra e trilha sonora completam a experiência e se unem para atingir uma poética que não poderia ser alcançada de outra maneira para levar o visitante a um passeio pelas profundezas e segredos das águas. 

oceanvs-imersao-em-azul
Exposição Oceanvs – Imersão em azul na Casa Fiat de Cultura (Crédito: Luiz Maudonnet)

Além de criar experiências sensoriais e imersivas, “OCEANVS” reforça as discussões sobre a sustentabilidade. Assim, o objetivo é evocar sensações e sentimentos sobre a importância da água no mundo, na sociedade e no imaginário do ser humano. 

Nós visitamos a abertura da exposição, juntamente com outros jornalistas e influenciadores digitais, a convite da assessora de imprensa Polliane Eliziário. A experiência é incrível, transmite paz e rende várias fotos criativas. Vale a pena conhecer!

Por fim, para finalizar o passeio, a sugestão é tomar um café na nova unidade da confeitaria Mole Antonelliana, instalada na Casa Fiat de Cultura.  

oceanvs-imersao-em-azul
Exposição Oceanvs – Imersão em azul na Casa Fiat de Cultura (Crédito: Luiz Maudonnet)

 

Programação paralela

Como parte das discussões propostas pela Casa Fiat de Cultura por meio da exposição “OCEANVS – Imersão em Azul”, durante os sábados e domingos do mês de setembro, o público poderá participar do Ateliê Aberto | Desenho das águas: a vida em desenhos.  

 

Utilizando técnicas clássicas de desenho e materiais como grafite, lápis de cor, massas, hachuras sobre papel e outros suportes, o ateliê mostrará as possibilidades infinitas de criação, tal qual a vastidão dos oceanos. A atividade, conduzida pelo Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, encoraja reflexões sobre a necessidade da água para a vida e a relação que desejamos construir com esse bem. Conexões entre a cultura geral e de povos originários brasileiros, bem como suas lendas e representações também serão abordadas durante o processo criativo.  

As atividades do Ateliê Aberto acontecem até o dia 24 de setembro, sempre aos sábados e domingos, em dois horários: às 10h30 e às 15h00. A participação é gratuita, para todas as idades e não há necessidade de inscrição ou de ter conhecimentos prévios. No entanto, as crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas por um responsável e o espaço está sujeito à lotação.  

 

O curador, Antonio Curti 

Antonio Curti é formado em Cinema pela FAAP. Aos 21 anos criou o festival audiovisual Downtown, que ocupava locais esquecidos do centro de São Paulo com experiências. Em 2017 tornou-se sócio da THE FORCE, empresa de instalações de tecnologia na área de marketing e corporativo. Hoje está à frente, junto do diretor executivo e técnico Felipe Sztutman, da AYA, organização de arte e tecnologia com foco em projetos culturais e experiências imersivas autorais. Tem como interesse o diálogo entre as artes visuais, tecnológicas e imersivas como agentes ativos de transformação da consciência humana a partir de experiências que mesclam o real e o virtual.  

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS – “OCEANVS – Imersão em Azul”

Período expositivo: De 12 de setembro a 19 de novembro de 2023.

Visitação presencial: Terça-feira a sexta-feira das 10h00 às 21h00; sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 18h00 (exceto segundas-feiras).

Local: Casa Fiat de Cultura.

Endereço: Praça da Liberdade, 10, Funcionários.

Entrada gratuita. 

Ateliê Aberto | Desenho das águas: a vida em desenhos

16, 17, 23 e 24 de setembro
Sábados e domingos, das 10h30 às 12h00 e das 15h às 17h00
A participação é gratuita, para todas as idades e não há necessidade de inscrição ou de ter conhecimentos prévios.

Instagram: @casafiatdecultura

 

Fonte: Personal Press.

*OBS 1: Antes de mais nada, agradecemos à Polliane Eliziário e à Casa Fiat de Cultura  pelo convite.

Juliana Soares

Meu nome é Juliana e muitos me chamam de Juju ou Ju. Moro em Belo Horizonte. Sou formada em Engenharia Civil, mas ainda não exerço a profissão. Apesar de eu ter escolhido a área de exatas, me destacava na faculdade nos momentos em que era preciso escrever textos. Gosto de conhecer lugares novos, experimentar novos pratos e sensações.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.