A imensidão e os mistérios de um oceano profundo convidam para um mergulho na arte digital. Isto é, em sua nova exposição, a Casa Fiat de Cultura apresenta projeções artísticas em 3D, capazes de provocar os sentidos em uma experiência sensorial que simula o fundo do mar. “OCEANVS – Imersão em Azul na Casa Fiat de Cultura” é um convite à imersão no elemento mais abundante em nosso planeta, ou seja, a água. Com curadoria de Antonio Curti e direção criativa de Felipe Sztutman, a mostra revela uma obra nativamente digital e autoral desenvolvida pelo coletivo AYA. A exposição fica em cartaz até 19 de novembro de 2023, com entrada gratuita.
Com a exposição, a Casa Fiat de Cultura, uma vez mais aponta para o futuro ao colocar luz sobre o cenário artístico contemporâneo, suas transformações e seus novos formatos. Para o presidente da instituição, Massimo Cavallo, esta é uma forma de proporcionar ao público a oportunidade de vivenciar uma linguagem ainda jovem e plena de possibilidades.
Ao invés de ocupar o lugar de apenas contemplador, em “OCEANVS – Imersão em Azul” o público fica imerso na obra e se coloca dentro dela. De acordo com Antonio Curti, curador da exposição, a arte digital dialoga com o que, atualmente, mais prende a atenção das pessoas: a tecnologia, acessando pessoas de todas as idades.
A exposição “OCEANVS – Imersão em Azul”
A mostra convida o público a ingressar em uma experiência audiovisual em dois ambientes de projeção, divididos em oito atos: prelúdio, horizonte, mergulho, submersão, tempestade, seca, caos e vida. O primeiro ambiente é interativo e conta com projeção apenas no piso, servindo, como explica o curador, “para ‘resetar’ a mente do visitante, uma alternativa para prepará-lo para a experiência que será vivenciada em seguida”. A segunda sala é uma imersão 360° onde estão projeções em todas as paredes e no piso. “Preparamos a galeria de forma que o público encontre a introdução e, então, a arte final”, completa Curti.
O conteúdo desta obra digital é transmitido em loop, em resolução 8K, e é repleto de mergulhos que conduzem o público por uma jornada etérea que simula a imensidão do oceano. Cor, luz, sombra e trilha sonora completam a experiência e se unem para atingir uma poética que não poderia ser alcançada de outra maneira para levar o visitante a um passeio pelas profundezas e segredos das águas.
Além de criar experiências sensoriais e imersivas, “OCEANVS” reforça as discussões sobre a sustentabilidade. Assim, o objetivo é evocar sensações e sentimentos sobre a importância da água no mundo, na sociedade e no imaginário do ser humano.
Nós visitamos a abertura da exposição, juntamente com outros jornalistas e influenciadores digitais, a convite da assessora de imprensa Polliane Eliziário. A experiência é incrível, transmite paz e rende várias fotos criativas. Vale a pena conhecer!
Por fim, para finalizar o passeio, a sugestão é tomar um café na nova unidade da confeitaria Mole Antonelliana, instalada na Casa Fiat de Cultura.
Programação paralela
Como parte das discussões propostas pela Casa Fiat de Cultura por meio da exposição “OCEANVS – Imersão em Azul”, durante os sábados e domingos do mês de setembro, o público poderá participar do Ateliê Aberto | Desenho das águas: a vida em desenhos.
Utilizando técnicas clássicas de desenho e materiais como grafite, lápis de cor, massas, hachuras sobre papel e outros suportes, o ateliê mostrará as possibilidades infinitas de criação, tal qual a vastidão dos oceanos. A atividade, conduzida pelo Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, encoraja reflexões sobre a necessidade da água para a vida e a relação que desejamos construir com esse bem. Conexões entre a cultura geral e de povos originários brasileiros, bem como suas lendas e representações também serão abordadas durante o processo criativo.
As atividades do Ateliê Aberto acontecem até o dia 24 de setembro, sempre aos sábados e domingos, em dois horários: às 10h30 e às 15h00. A participação é gratuita, para todas as idades e não há necessidade de inscrição ou de ter conhecimentos prévios. No entanto, as crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas por um responsável e o espaço está sujeito à lotação.
O curador, Antonio Curti
Antonio Curti é formado em Cinema pela FAAP. Aos 21 anos criou o festival audiovisual Downtown, que ocupava locais esquecidos do centro de São Paulo com experiências. Em 2017 tornou-se sócio da THE FORCE, empresa de instalações de tecnologia na área de marketing e corporativo. Hoje está à frente, junto do diretor executivo e técnico Felipe Sztutman, da AYA, organização de arte e tecnologia com foco em projetos culturais e experiências imersivas autorais. Tem como interesse o diálogo entre as artes visuais, tecnológicas e imersivas como agentes ativos de transformação da consciência humana a partir de experiências que mesclam o real e o virtual.
INFORMAÇÕES ÚTEIS – “OCEANVS – Imersão em Azul”
Período expositivo: De 12 de setembro a 19 de novembro de 2023.
Visitação presencial: Terça-feira a sexta-feira das 10h00 às 21h00; sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 18h00 (exceto segundas-feiras).
Local: Casa Fiat de Cultura.
Endereço: Praça da Liberdade, 10, Funcionários.
Entrada gratuita.
Ateliê Aberto | Desenho das águas: a vida em desenhos
16, 17, 23 e 24 de setembro
Sábados e domingos, das 10h30 às 12h00 e das 15h às 17h00
A participação é gratuita, para todas as idades e não há necessidade de inscrição ou de ter conhecimentos prévios.
Instagram: @casafiatdecultura
Fonte: Personal Press.
*OBS 1: Antes de mais nada, agradecemos à Polliane Eliziário e à Casa Fiat de Cultura pelo convite.