O Circuito Municipal de Cultura – projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC) – terá início nesta sexta-feira, dia 6. O Viaduto Santa Tereza será palco do lançamento da programação, com shows de Tamara Franklin, DJ Pat Manoese e Rincon Sapiência, que está em seu segundo álbum e é considerado um dos rappers de maior destaque no Brasil. Antes das apresentações, a artista audiovisual do VJ Suave (SP), Ceci Soloaga, fará projeções nas ruas, calçadas e paredes. Pela primeira vez em Belo Horizonte, apresentará três intervenções que vão interagir com público.
A programação do Circuito Municipal de Cultura seguirá pelo final de semana, com atrações gratuitas em todas as regionais da cidade. No sábado, dia 7, o Centro Cultural Nordeste – Usina de Cultura irá sediar o “Banquete Público – Comer pela Memória: um possível lugar de experimentações”, projeto da cozinheira e pesquisadora Patrícia Brito, que busca nas comunidades tradicionais formas de fazer e comer pelas narrativas orais. O Centro Cultural São Bernardo será ocupado pela artista do VJ Suave que fará a instalação “Floresta Encantada”. A Velha-Guarda de Vila Isabel (RJ) será a atração do Centro Cultural Padre Eustáquio com o show que canta e conta a história do bairro de Vila Isabel e da sua Escola.
O domingo (8) terá início com o encontro dos coletivos “Preta Poeta e Convidados – Confronto Urbano e Coletivoz”, no Centro Cultural Urucuia. Por meio de uma ação organizada entre os grupos, será realizado um sarau e um duelo de tags. O Centro Cultural Alto Vera Cruz ganhará novas cores com o trabalho das grafiteiras Luna Bastos (Teresina/ Piauí), Fênix (BH) e Wanatta (BH). O Grupo Maria Cutia levará o seu novo espetáculo, “Auto da Compadecida”, uma releitura da obra de Ariano Suassuna, com direção de Gabriel Villela, ao Centro Cultural Vila Fátima.
Já o Centro Cultural Salgado Filho receberá a Orquestra Ouro Preto e Grupo Pigmalião Escultura que Mexe com a apresentação “O Pequeno Príncipe: Concerto para Narrador e Orquestra”, uma mescla de música e teatro de bonecos. O circo-teatro da companhia paulista Pia Fraus – “Gigantes do Ar”, irá ocupar o Centro Cultural Venda Nova e o VJ Suave encerra o final de semana com a intervenção “Suaveciclo”, no Centro Cultural da Pampulha.
O dia 12 – aniversário de Belo Horizonte – ganhará show do cantor Jorge Ben Jor na Praça da Estação. A noite será aberta com mais um trabalho do VJ Suave, o vídeo mapping “Roda de Força”, uma homenagem ao Mestre Moa do Katendê com projeções de grandes dimensões em fachadas de edifícios da região central e com o som da DJ Black Josie.
O objetivo do Circuito Municipal de Cultura é potencializar a programação cultural e artística de Belo Horizonte, por meio da valorização da produção local e de atrações relevantes do cenário cultural brasileiro, de forma descentralizada para atender a todas as regiões da cidade. O lançamento do projeto acontecerá dentro das comemorações dos 122 anos de Belo Horizonte.
Durante o próximo ano, mais de 150 atrações artísticas e ações formativas nos setores do teatro, circo, dança, música, literatura, artes visuais, audiovisual e culturas populares vão ocupar os equipamentos culturais da Fundação Municipal de Cultura: centros culturais, teatros, museus, Centro de Referência da Cultura Popular Lagoa do Nado, bibliotecas, Mis Cine Santa Tereza, Escola Livre de Artes, além de parques e praças da cidade, da zona cultural Praça da Estação e de três bairros que integram a Regional Leste de Belo Horizonte: Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril, regiões que apresentam maior índice de vulnerabilidade juvenil da cidade.
Para a Secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, o lançamento do Circuito Municipal de Cultura reafirma o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com as políticas públicas de cultura para a cidade. “O projeto consolida todo um esforço desta gestão em promover a democratização do acesso a uma ampla programação artística-cultural diversa e expressiva produzida em Belo Horizonte, Minas Gerais e no Brasil. Dessa forma, é possível trabalhar um calendário anual, contínuo e em perspectiva com o desenvolvimento da cidade e do país”, afirma Moulin.
PROGRAMAÇÃO – CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA
Dia: 06/12 – Sexta feira
Local: Viaduto Santa Tereza
19h e 20h – VJ Suave – “Suaveciclo” (Audiovisual – São Paulo)
Suaveciclo é um triciclo audiovisual adaptado com projetor, computador, caixa de som e baterias. As projeções iluminam paredes, árvores, calçadas, lagos e propõem de forma lúdica a interatividade dos desenhos de luz com o público, criando momentos únicos entre a cidade e o espectador.
19h30 – Tamara Franklin (Música – Belo Horizonte)
Nessa apresentação, Tamara revela seu olhar ao congregar RAP, samba, reggae, baião, tambores e cantos africanos em um único show. A artista alcançou reconhecimento em Minas Gerais, principalmente por sua versatilidade ao transitar entre os vários segmentos da música negra e popular com o RAP.
20h30 – Rincon Sapiência (Música – São Paulo)
Artista de grande destaque na atual cena da música brasileira, Rincon garante que o show do seu segundo álbum está pautado pela musicalidade do pop contemporâneo africano.
Dia: 07/12 – Sábado
Local: Centro Cultural Nordeste – Usina de Cultura
10h – Banquete Público – “Comer pela Memória: um possível lugar de experimentações” (Gastronomia – Belo Horizonte)
Comer pela Memória é um projeto da cozinheira e pesquisadora Patrícia Brito, que busca nas comunidades tradicionais formas de fazer e comer pelas narrativas orais. Por meio da experimentação alimentar, pretende-se estimular o paladar e as memórias de quem participa de forma a propiciar sabores e formas em um jogo estético.
Local: Centro Cultural São Bernardo
9h às 18h – VJ Suave – “Floresta Encantada” (Audiovisual – São Paulo)
A instalação interativa proporciona uma conexão com a energia invisível da natureza, um resgate à nossa essência cultural e ao autoconhecimento. O projeto é uma ponte para o contato com sabedorias ancestrais através da experiência sensorial da realidade virtual. Ao colocar os óculos, o espectador é transportado para a Floresta Encantada, lar de energias místicas e elementos marcantes da cultura, fauna e flora brasileira.
Local: Centro Cultural Padre Eustáquio
11h – Velha Guarda de Vila Isabel (Música – Rio de Janeiro)
O Show canta e conta a história do bairro de Vila Isabel e da sua Escola que se confunde com a história do samba carioca. No repertório, músicas de Noel, Ataulfo, Lupicínio, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Ze Ketti e muitos outros.
Dia: 08/12 – Domingo
Local: Centro Cultural Urucuia
18h30 – Preta Poeta e convidados, Confronto Urbano e Coletivoz (Literatura e Artes Visuais – Belo Horizonte). Propõe o encontro entre Preta Poeta, que realiza um sarau convidando poetisas negras de Belo Horizonte e região metropolitana. O Confronto Urbano é um evento de arte urbana que propõe o encontro de artistas urbanos por meio de Duelo de Tags. O Coletivoz sarau de periferia propõe, através de encontros de poesia, um espaço aberto e democrático.
Sarau Preta Poeta (Crédito: Divulgação)
Local: Centro Cultural Alto Vera Cruz
A partir de 9h – “Janela Urbana”, com Luna Bastos e convidados (Artes Visuais – Teresina e Belo Horizonte)
“Janela Urbana” propõe uma ação conjunta entre Luna Bastos e artistas visuais de Belo Horizonte. Luna traz reflexões e representações simbólicas acerca da realidade, do cotidiano, das construções de identidade e relações humanas na contemporaneidade.
Local: Centro Cultural Vila Fátima
16h – Grupo Maria Cutia de Teatro – “Auto da Compadecida” (Teatro – Belo Horizonte)
O Grupo Maria Cutia apresenta o espetáculo Auto da Compadecida, texto de Ariano Suassuna e concepção e direção geral de Gabriel Villela. A peça conta as aventuras picarescas de João Grilo e Chicó que começam com o enterro e o testamento do cachorro do Padeiro e de sua Mulher e acabam em uma epopeia milagrosa no sertão envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo.
Local: Centro Cultural Salgado Filho
17h – Orquestra Ouro Preto e Grupo Pigmalião Escultura que Mexe – “O Pequeno Príncipe: Concerto para Narrador e Orquestra” (Música e Teatro de bonecos– Ouro Peto/Belo Horizonte)
Inspirado na antiga Coleção Disquinho, que embalou a imaginação de crianças por mais de 30 anos, o universo de Antoine de Saint-Exupéry ganha uma nova versão através dos sons e timbres da Orquestra Ouro Preto. A adaptação feita carinhosamente pelo Maestro Rodrigo Toffolo, recebeu música original de um dos mais premiados compositores brasileiros: Tim Rescala. Além disso, ficou a cargo do Grupo Pigmalião toda a concepção e criação dos bonecos apaixonantes que contam a história do principezinho.
Local: Centro Cultural Venda Nova
11h – Cia. Pia Fraus – “Gigantes do Ar” (Circo/Teatro – São Paulo)
Este espetáculo é a reunião de “sketches” inspiradas nas populares apresentações de circo-teatro e nos animais de circo e seus amestradores, onde se reúnem palhaços, trapezistas e bonecos infláveis gigantes, em uma atmosfera de humor e poesia circense.
Local: Centro Cultural Pampulha
19h30 – VJ Suave – “Suaveciclo” (Audiovisual – São Paulo)
Suaveciclo é um triciclo audiovisual adaptado com projetor, computador, caixa de som e baterias. As projeções iluminam paredes, árvores, calçadas, lagos e propõe de forma lúdica a interatividade dos desenhos de luz com o público, criando momentos únicos entre a cidade e o espectador.
Dia: 12/12 – Quinta-feira
Local: Praça da estação
20h30 – Abertura e VJ Suave com Vídeo Mapping “Roda de Força”. Projeção de grandes dimensões em fachadas de edifícios.
21h – Show Jorge Ben Jor com grandes sucessos da carreira.
Fonte: Cria Comunicação.
DICAS & DESCONTOS
O BH em Detalhes indica os serviços prestados por determinadas empresas. Além disso, o blog e/ou a equipe são cadastrados em algumas delas, seja como usuários efetivos ou através de programas de afiliados. Caso você se interesse por comprar algum produto ou realizar o seu cadastro, dê preferência aos links divulgados por nós. Você não pagará nada a mais por isso. Porém, o blog BH em Detalhes ganhará uma comissão através do programa de afiliados.
PLANEJE SUA VISITA A BH AQUI
Você está visitando BH e procurando por hospedagens, seguro viagem, transporte, promoções e descontos? Vamos facilitar seu trabalho deixando algumas dicas para você encontrar o que precisa.
SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Compare preços nas melhores seguradoras e reserve seu seguro na Real Seguro Viagem com o melhor preço. Leitores do blog tem 10% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x sem juros! Clique aqui e aproveite.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto! Clique aqui e aproveite.
HOSPEDAGEM: O Airbnb é uma plataforma digital de turismo colaborativo que reúne anfitriões de diversas partes do mundo, interessados em alugar suas residências para possíveis hóspedes. A hospedagem pelo Airbnb costuma ser mais econômica em relação à um hotel, e o hóspede possui uma experiência realista no destino escolhido. Se você ainda não é cadastrado no Airbnb, cadastra-se através deste link e ganhe R$130,00 de desconto na sua primeira hospedagem no valor de R$250,00 ou mais e R$49,00 para reservar uma experiência que custe R$165,00 ou mais !
HOTEL: Agora se você prefere a comodidade e serviços oferecidos por ótimos hotéis, encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking! Clique aqui e aproveite.
Booking.com