Mural Liberdade

Desde o final de junho, um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade, está interditada para a realização de restaurações e melhorias. Mas, o Mural Liberdade, trouxe mais cor e vida ao local durante o período das obras.

mural-liberdade
Mural Liberdade

A última reforma realizada na Praça da Liberdade foi em 1990 e as intervenções atuais incluem, segundo informações divulgadas no Portal do G1, reformulação do sistema de iluminação, restauração do coreto, da estátua Ninfa e do piso da pista de caminhada, reinstalação da placa de monumentos e renovação de bancos e lixeiras.

Porém, mesmo durante o processo de obras na Praça na Liberdade, o local continua recebendo visitas, mas de uma forma diferente.

Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Instituto Amado, foi confeccionado o Mural Liberdade, nome dado ao conjunto de intervenções artísticas nos tapumes da obra ao redor da Praça da Liberdade.

mural-liberdade
Mural Liberdade – Obra Gud Assis

O Mural Liberdade foi produzido no final de julho por 57 representantes do grafite e do muralismo, que passaram por um processo seletivo do Instituto Amado. Esta exposição já é considerada a maior galeria de arte urbana a céu aberto da América Latina e muitos artistas assinaram suas obras utilizando o nome de usuário do Instagram, facilitando assim a busca dos visitantes por mais trabalhos dos autores nas redes sociais. Clique aqui para ver a lista dos artistas selecionados.

As obras retratadas no Mural Liberdade representam diversas temáticas. Então, o legal é caminhar sem pressa entre elas para contemplar e interpretar. Quando passeamos pela Praça da Liberdade, ao redor dos tapumes estilizados, identifiquei no mural referências à filmes, desenhos animados, futebol, empoderamento feminino, natureza, cultura, política, grafismo e claro, à Belo Horizonte.

mural-liberdade
Mural do artista João Gabriel
mural-liberdade
Mural da artista Maria Raquel Bolinho
mural-liberdade
Mural da artista Bárbara Daros
mural-liberdade
Mural Liberdade

Nos murais encontrei desenhos da própria Praça da Liberdade, confeccionados pelos artistas TOT e Rafael Boneco e ainda a Praça Raul Soares em forma de mandala, obra da Sarita.

mural-liberdade
Mural do artista TOT
mural-liberdade
Mural do artista Rafael Boneco
mural-liberdade
Mural da artista Sarita

Infelizmente, com o passar do tempo, uma das artistas teve sua obra censurada por um autor anônimo, e a liberdade de expressão agredida. A obra de Patrícia Caetano no Mural Liberdade pedia respeito às mulheres e amanheceu pichada, um certo dia. Clique aqui para saber mais.

Como as obras dos artistas são ao ar livre e de acesso gratuito, cabe ao público zelar pelo seu estado de conservação.

No geral, pelo o que observamos em nosso passeio, as pessoas estão gostando da novidade, e de fotografar em frente ao Mural Liberdade. Presenciamos até mesmo alguns fotógrafos profissionais realizando ensaios fotógrafos no local. Então, para quem aprecia arte urbana, o Mural Liberdade é um cenário ideal.

mural-liberdade
Mural Liberdade – Alameda da Educação

Na fase atual das obras de revitalização da Praça da Liberdade, somente os murais posicionados na Alameda da Educação, na Alameda da Segurança e na Rua Gonçalves Dias podem ser completamente visualizados. Porém, é necessário ter cuidado ao caminhar na região, pois o acesso aos pedestres está comprometido. Apenas a Rua Gonçalves Dias possui proteção entre os murais e o trânsito. Nas alamedas laterais da praça (Alameda da Educação e da Segurança) pedestres e motoristas dividem o mesmo espaço.

mural-liberdade
Mural Liberdade – Alameda da Educação
mural-liberdade
Mural Liberdade – Cruzamento Alameda da Educação e Rua Gonçalves Dias
mural-liberdade
Mural Liberdade – Rua Gonçalves Dias

Parte da Avenida Bias Fortes está interditada para obras, mas foi implantado uma barreira de proteção entre os tapumes e a área destinada à obra, para garantir a segurança dos pedestres que circulam na região.

Para quem ainda não viu o Mural Liberdade, dá tempo de aproveitar. Os murais ficarão expostos até o final do ano.

mural-liberdade
Mural Liberdade



Juliana Soares

Meu nome é Juliana e muitos me chamam de Juju ou Ju. Tenho 27 anos e moro em Belo Horizonte. Sou formada em Engenharia Civil, mas ainda não exerço a profissão. Apesar de eu ter escolhido a área de exatas, me destacava na faculdade nos momentos em que era preciso escrever textos. Gosto de conhecer lugares novos, experimentar novos pratos e sensações.

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.